quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cuidados Básicos com a Pele - Exfoliação

A nossa pele é composta por diversas camadas- Na camada mais profunda, a camada basal, são constantemente produzidas células novas, que levam entre 3 a 5 semanas a atingir a camada do topo.

São estas células novas, que vão sendo empurradas do interior para o exterior, que vão substituir as mais antigas, que já morreram. A cada dia que passa, a nossa tez sofre transformações e, mesmo que não reparemos, as escamas de pele morta estão lentamente a cair, permitindo a regeneração da nossa pele.

É precisamente para evitar a acumulação destas células mortas que devemos exfoliar regularmente a nossa pele.

E PORQUÊ?

  • No caso das pessoas com pele tendencialmente mista ou oleosa, este passo do cuidado com a pele deve ser privilegiado porque, como elas têm uma maior produção de sebo, caso não limpem eficazmente as células que impedem a libertação da gordura do interior dos poros, poderão sofrer de inflamações que levarão invariavelmente ao aparecimento dos indesejados pontos negros e borbulhas.
  • Do mesmo modo, as pessoas que têm uma pele opaca, com falta de suavidade e vivacidade precisam definitivamente de uma boa exfoliação. Ela não só elimina as células mortas, como limpa as impurezas e trabalha para a regeneração da tez. Ao removermos as células mortas da superfície da pele, vamos estimular a camada basal a produzir mais células novas e a um ritmo muito superior. 
  •  Para além disso, uma pele exfoliada, sem impurezas e sem células mortas recebe os cremes que aplicamos com muito maior facilidade. Como está limpa, permite que os tratamentos penetrem e sejam absorvidos com muito maior facilidade. 
  • Caso a nossa pele tenha manchas ou imperfeições, se for periodicamente exfoliada, essas marcas vão gradualmente desaparecer.        

RESUMINDO

Se tivermos por hábito exfoliar a nossa pele, vamos provocar uma maior descamação, estimulando e acelerando o processo natural de renovação da derme, ao mesmo tempo que a mantemos limpa e cuidada.

A periodicidade da exfoliação varia um pouco consoante o tipo de pele que tivermos. Se a nossa pele for tendencialmente gorda, podemos exfoliar duas vezes por semana, se for tendencialmente seca, só o devemos fazer uma vez por semana. Caso seja sensível, ou evitamos completamente este tipo de tratamento abrasivo ou optamos por fazê-lo apenas uma vez por mês

Apesar de este passo do cuidado com a pele ser muito importante, há vários casos em que deve ser evitado. Como foi dito anteriormente, se a pele for muito sensível, se apresentar vermelhões ou se tiver tendência para criar derrames, devemos evitar por completo as exfoliações. Do mesmo modo, se tivermos acne activo, queimaduras ou feridas na pele, ou se tivermos feito tratamentos com ácidos, este tipo de produtos deve ser posto completamente de parte.

A MINHA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO

Como vos disse no post anterior, eu utilizo diariamente o 3 em 1 Time Wise da Mary Kay, que é um gel de limpeza para o rosto com exfoliantes suaves integrados. Como devem imaginar, para ser um produto de uso regular não pode ser excessivamente abrasivo, mas sinto que ele mantém a pele limpa, sem excesso de gordura e livre de células mortas.

Para além deste produto, utilizo também o sistema microdermoabrasivo, igualmente da Mary Kay, que é um conjunto de dois passos. O primeiro é um exfoliante com micro cristais, e o segundo é um sérum regenerador da pele. Este tratamento, do qual falarei noutra oportunidade, é muito mais eficaz do que o 3 em 1 em termos de exfoliação, já que o seu objectivo é precisamente a renovação celular e a remoção de marcas e manchas da pele. Sempre que o utilizo sinto a pele do meu rosto com o efeito "rabinho de bebé"! É mesmo excelente!

No meu corpo utilizo vários exfoliantes diferentes, que podem ir desde exfoliantes de marcas como a Mary Kay, a Nuxe ou a Bielenda, até exfoliantes caseiros compostos por óleos essenciais e areia ou açúcar. Depende sempre do tipo de exfoliação que pretendo e do aroma que mais me apetece no momento.

E vocês, que tipo de produtos exfoliantes usam no vosso dia a dia?

1 comentário: